Os elementos das paisagens do estado da Bahia
Grande parte do território baiano possui relevos que estão acima dos 200 metros de altitude. Nesse território há uma grande variedade de relevos, onde destacam-se principalmente as dunas, planícies e manguezais no litoral, ao sudeste ocorre o planalto, no vale do rio São Francisco ocorrem depressões, locais onde desenvolve o clima semi-árido.
Paisagem do relevo baiano
●O nome do rio que banha nosso estado
◊O rio que banha nosso estado é rio São Francisco, que corta o estado na direção sul-norte. Com importância sinônima, os rios Paraguaçu, o maior rio genuinamente baiano, e o de Contas, que somam-se os rios Jequitinhonha, Itapicuru, Capivari, Rio Grande, são os principais.
◊ O rio São Francisco nasce em São Roque de Minas, na Serra da Canastra, no estado de Minas Gerais, a aproximadamente 1200 metros de altitude, atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas, e, por fim, deságua no Oceano Atlântico, drenando uma área de aproximadamente 641 000 km² e atingindo 2 830 km de extensão.
◊ O Rio São Francisco é navegável em 1.371 km, entre Pirapora e Juazeiro / Petrolina,
Em diversos trechos, o São Francisco oferece condições de navegação, desse modo, as principais cargas transportadas são de cimento, sal, açúcar, arroz, soja e madeira, incluindo o transporte de pessoas, sobretudo de turistas.
◊ O relevo por onde o rio são Francisco corre é uma depressão alongada que parte da Serra da Canastra, na parte sul da bacia, sendo formada pela Serra do Espinhaço a leste e a Serra Geral de Goiás a oeste, com altitudes variam de 1.000 a 1.300 metros do nível do mar. Já no Médio São Francisco, o curso