os elementos coesivos/argumentativos
Firmeza, galera! Estou postando aquela tabela esperta sobre relações de sentido. Espero que gostem e aproveitem!!
Relações de sentidos Nos períodos compostos (por coordenação ou subordinação) temos a combinação entre duas ou mais orações. Estas associações ou combinações são, geralmente, estabelecidas com a ajuda de conectivos, que ajudam a estabelecer ligações significativas entre as orações. Cada conectivo, além de ligar orações, também atribui sentidos específicos, o qual denominamos: relações de sentido (adição, causa, conseqüência, explicação, etc). A seguir, observe os conectivos e sua aplicação dentro dos períodos.
Sentido Principais conectivos Exemplos
ADIÇÃO (SOMA): acrescenta informações. e, nem, mas também Não fiz a atividade e não estudei.
ADVERSO (OPOSIÇÃO): estabelece diferenças e contradições. Mas, porém, entretanto, todavia, contudo, no entanto Não fiz a atividade, mas estudei para o teste.
ALTERNÂNCIA: cria opções e sugere escolhas. Ou, ora... ora, seja... seja Você fez a atividade ou vai deixá-la pra amanhã?
CONCLUSÃO: fecha o assunto; apresenta um ponto de vista. Logo, portanto, pois (depois do verbo), por conseguinte, então Não fez a atividade, portanto ficará com menção insatisfatória no boletim.
EXPLICAÇÃO: justifica algo. Que, porque, pois (antes do verbo) Não jantou porque estava farto.
CAUSA: apresenta a origem de uma situação, problema ou fato. Porque, pois, como, pois que, por isso que, já que, uma vez que, visto que, que Não fui à escola porque estava doente.
CONCESSÃO: indica um ato que foi permitido ou ocorreu mesmo contrariando a ação principal. Embora, ainda que, mesmo que, se bem que, por mais que, apesar de que, nem que Embora soubesse a resposta, não consegui falar.
CONDIÇÃO: indica hipótese ou possibilidade. Se, caso, salvo se, dado que, desde que, a menos que, a não ser que Se você encontrar o professor, dê-lhe o recado.
FINALIDADE: indica objetivo e intenção. Para que, a fim de