Os efeitos da pobreza no desenvolvimento sócio emocional das crianças
Eamon, M. K. (2001). The Effects of Poverty on Children’s Socioemotional Development: an Ecological Systems Analysis. Social Work, 46 (3), 256 – 266.
Introdução:
Este trabalho consiste na análise do artigo “The Effects of Poverty on Children’s Socioemotional Development: An Ecological Systems Analisys”, publicado na revista Social Work em Julho de 2001. O referido artigo procura explicar de que modo as circunstâncias provocadas pela privação de meios económicos influenciam o desenvolvimento sócio emocional das crianças. Para esta análise, o artigo utiliza o modelo de Brofenbrenner de nome processo-pessoa-contexto-tempo, para estabelecer uma relação entre a falta de recursos económicos e o desenvolvimento de problemas sócio emocionais. É importante destacar que o conceito de pobreza tem vindo a alterar-se desde o ano de publicação do presente artigo (2001), pelo que as conclusões retiradas poderão ser hoje vistas de uma perspetiva diferente.
Teoria de Brofenbrenner: A teoria de Brofenbrenner é, como afirma o artigo analisado ‘’ um modelo de sistemas ecológicos das acomodações progressivas individuais ao longo da vida para os ambientes em mudança em que se envolvem’’, ou seja, é o estudo das adaptações progressivas entre o sujeito e o contexto dos ambientes em que está inserido.
Neste modelo os ecossistemas estão distribuídos à volta do sujeito conforme os níveis de influência que as suas interações têm sobre ele.
O microssistema envolve o sujeito diretamente e diz respeito, por exemplo às relações familiares. O mesossistema caracteriza-se pelas interações entre diferentes microssistemas em que o sujeito está inserido, por exemplo a comunidade escolar. O exossistema engloba os contextos em que o individuo não está inserido, mas cujas interações acabam por influencia-lo indiretamente, como é o caso do emprego dos pais. Quanto ao macrossistema, este é o mais