Os Dísturbios da Fala
Gagueira
Também chamada de disfemia, a gagueira é um distúrbio que se caracteriza por interrupções na fluência verbal. Essas interrupções vêm acompanhadas por repetições ou prolongamentos, audíveis ou não, de sílabas e sons. Essas alterações na fala não são controladas e podem vir acompanhadas por medos, insegurança, irritação, excitações etc.
São conhecidos dois tipos de gagueira, a gagueira adquirida e a gagueira do desenvolvimento.
A gagueira adquirida, também chamada de gagueira neurogênica, é rara e pode ocorrer após um derrame, um traumatismo craniano etc., ou seja, casos em que o cérebro tenha sofrido algum prejuízo.
Já a gagueira do desenvolvimento é considerada um distúrbio comum, que surge, na maioria das vezes, entre os dois e cinco anos de idade. Esse tipo de gagueira não apresenta causa conhecida. Na maioria dos casos, a gagueira prejudica a capacidade do indivíduo de se comunicar, podendo gerar problemas econômicos, sociais e psicológicos.
Os sintomas de disfemia são repetição ou prolongamento de sons e sílabas, bloqueio de sons, uso de interjeições para fazer a conexão entre as palavras, simplificação de frases, movimentos corporais para ajudar a liberar os sons ou silabas bloqueados
Os tratamentos fonoaudiólogos procuram enfocar a aprendizagem motora de técnicas a serem usadas durante a fala; os tratamentos psicológicos tendem a enfocar os aspectos emocionais que interferem na fala da pessoa que gagueja. Eles são considerados tratamentos complementares e sua eficácia depende da base teórica que os fundamenta, do profissional que os aplica e também da pessoa que gagueja.
Mudez
A mudez é a ausência total da voz. A mudez é muitas vezes associada à surdez porque os surdos de nascença, por nunca terem ouvido, nunca aprenderam a falar mas o facto de uma pessoa ser surda não significa que esta seja também muda. Uma pessoa