Os Doze Sujos
OS DOZE SUJOS
Problemas ambientais globais
Prof. Itamar F. Carvalho
SUMÁRIO
1-OS DOZE SUJOS 2
2-DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 4
3-EFEITO ESTUFA 6
4-BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO 9
1- Os doze sujos
Os doze sujos (“dirty dozen”) são doze poluentes orgânicos persistentes (POPs) que foram listados pela Convenção de Estocolmo para serem banidos. A Convenção de Estocolmo é um tratado assinado em 2001, em Estocolmo, Suécia, e que entrou em vigor em 2004. Tem força jurídica, é de aplicação internacional, obrigatório, e foi realizada sob os auspícios da ONU. Visa banir a produção, o uso e a disposição de substâncias tóxicas no mundo, baseando-se no Princípio da Precaução. Mais de 100 países assinaram o Tratado.
Estas substâncias são: Aldrin, Clordano, DDT, Dieldrin, Endrim, Heptacloro, Hexaclorobenzeno, Mirex, Toxafeno, PCBs, dioxinas e furanos. Para além destes “dirty dozen” poderão ser incluídas mais substâncias químicas na lista dos poluentes orgânicos persistentes constantes da Convenção. Os países que assinaram a Convenção ficam obrigados a tomar medidas para reduzir ou eliminar os POPs, produzidos voluntária ou involuntariamente ou liberados quando da utilização de produtos químicos. Os critérios para inclusão na lista foram a persistência, a bio-acumulação, potencial para serem transportados por grandes distâncias e seus efeitos adversos.
Este doze poluentes podem provocar diversas modificações patológicas, como câncer, lesões do sistema nervoso central e do sistema reprodutor, e destruição do sistema imunológico. São persistentes, ou seja, são muito estáveis e durante muitos anos (décadas) permanecem ativos e não se degradam na natureza. São bio-acumulativos, ou seja, são absorvidos pelos organismos vivos e passam para a cadeia alimentar. Além disso, possuem potencial para serem transportados por longas distâncias, contaminando locais muito distantes das fontes de emissão. Devido a sua baixa volatilidade, podem ser