Os dois rins localizam
Um corte coronal do rim mostra duas regiões distintas. O córtex externo, o qual e castranho avermelhado e com aspecto granuloso por causa de seus capilares. A região mais profunda, ou medula, é a mais clara e a presença de túbulos e vasos sanguíneos microscópicos lhe conforem um aspecto listrado. A medula é composta de oito a quinze pirâmides renais separadas por colunas renais.
A cavidade do rim é dividida em várias porções. Cada pirâmide projeta-se no interior de uma pequena de pressão denominada cálice menos. Vários cálices menores se unem para formar um cálice maios, em forma de funil. A pelverenal coleta a urina dos cálices e transporta para os ureteres e estes para a bexiga urinária. A bexiga urinária é um saco de armazenamento de urina, e a quantidade nela contida determina a sua forma. A bexiga urinária é drenada inferiormente pela uretra tubular.
Estrutura Renal
Cada rim cóntem muitos túbulos minúsculos que desembocam uma cavidade drenada pelo ureter. Cada um dos túbolos recebe o filtrado sanguíneo de um leito capilar denominado glomérulo. O filtrado é similar ao líquido intersticial, mas ele é modificado à medida que passa através das diferentes regiões do túbolo até se transformar em urina. Os túbolos e os vasos sanguíneos associados formam as unidades funcionais dos rins, conhecias como néforns.
Postado por Elisangela Trindade às 16:06 Nenhum comentário :
Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook
Função Renal
A principal função dos rins é a regulação do líquido extracelular (plasma e líquido