Os Dois Pilares da Liderança
FOCO EM RESULTADO E RESPEITO ÀS PESSOAS SÃO
OS DOIS PILARES DA LIDERANÇA ASSERTIVA.
Por Vera Martins, autora do livro
Seja Assertivo! e diretora da
Assertiva Consultores.
Ser líder é influenciar pessoas para pensar e agir da forma como o líder quer. É ter controle da situação para garantir o atingimento dos resultados esperados. No mundo corporativo é assim que funciona há muito tempo. O conceito de líder continua o mesmo, desde Cristo, um grande líder. O que mudou foi a forma de concretizar a liderança. Por quê? O mundo mudou, as pessoas mudaram e as empresas precisam acompanhar essas mudanças para uma sobrevivência saudável.
Hoje, convivendo com o paradigma “mudar é preciso” a credibilidade do líder não é mais conquistada por uma influência baseada no temor. Novos padrões indicam que a credibilidade não é imposta, ao contrário, é conquistada pela confiança que o outro deposita em você.
O SEGREDO DA CREDIBILIDADE ESTÁ NA MANEIRA DE USAR O SEU PODER
DE INFLUÊNCIA NO ATO DO CONVENCIMENTO E PERSUASÃO.
Ter o poder não é, somente, estar em condições de impor a própria vontade contra qualquer resistência.
É antes, dispor de um capital de confiança tal que o outro lhe delegue o poder da influência.
O líder assertivo, além de usar seu poder de autoridade, quando necessário, utiliza o seu poder pessoal baseado nas suas habilidades pessoais de envolvimento e comprometimento do seu time. Sua força está no poder pessoal de criar vínculos com o time, de tal forma que, voluntariamente, as pessoas fazem o que o líder espera deles porque estão comprometidos com o resultado final.
A credibilidade do líder assertivo é sustentada pela qualidade das suas relações interpessoais nas quais o time se sente confortável em concordar e discordar de suas ideias, e se sente livre para decidir quais serão suas escolhas, sem perder de vista os objetivos a serem atingidos. Estamos falando do diálogo genuíno