Os diversos rostos da infancia
OS DIVERSOS
ROSTOS
DA INFÂNCIA
E SUAS RESPECTIVAS FORMAS DE EDUCAÇÃO
Nomes:
Andréia Aparecida Medeiros Venâncio RA: 2044104453
Camila Lima de Souza RA: 2053035174
Érica Junia Gonçalves RA: 2008782099
Elizabete Silva Bernardi RA: 2070144551
Roberta Luiza Hott Ferreira RA: 2001795149
Em primeiro momento quando nos pensamos diversos rostos da infância acenam que transcorre em nossa em nossa mente é de pureza e serenidade por traz de um olhar inocente e verdadeiro, porém se deixarmos os fatos falarem por si só, nos deparamos com marcas de uma história, tão visível e profunda no rosto de nossa infância que vem sendo dia após dia pronunciado pelo tempo.
A educação no Brasil e no mundo, há décadas traz um relatório de descasos preconceitos, estereótipos, falta de estruturas dentre inúmeros outros fatores que levou nossos educando a adquirirem inúmeras faces. Cada qual carregando consigo uma história diferente.
Ainda na antiguidade, quando a educação era realizada dentro da própria casa e depois com o feudalismo. onde somente os filhos masculinos, dos senhores, donos das terras recebiam suas primeiras aulas por preceptores já se traçava um caminho em direção a uma escolarização conflituosa. É por volta do século VI a.C. que surgem as primeiras escolas, com intenção de atender os filhos da prole somente as classes sociais elitizadas tinham oportunidade de estarem inseridas no âmbito escolar Neste mesmo período fundam se escolas religiosas, geralmente em mosteiros, finalizando os alunos de ensinar os alunos religião e o latim.
É no século XVI que Lutero inicia uma reforma protestante, interessado em romper com supremacia do catolicismo e conquistar uma educação evangelista, para crianças e jovens dando inicio a escolarização para todos.
O interesse social continuou tendo papel importante na despolarização da escola,