Os Distintivos da Vinha
As contradições que adotamos
Um livro escrito sobre a Vinha chamado de A busca pelo meio radical, escrito por Bill Jackson. Apresentada A Vinha como um movimento de igrejas saudáveis que é capaz de conciliar duas situações aparentemente conflitantes, valorizando as duas, sem abrir mão de nenhuma delas. Existe uma quantidade dessas contradições que caracterizam algumas das coisas que distinguem o nosso movimento. O que chamamos de os distintivos da Vinha.
1. Somos ao mesmo tempo focados na Palavra e focados no Trabalho.
“Palavra” neste sentido, significa a Bíblia. Estamos profundamente comprometidos em conhecer, ensinar, acreditar e obedecer à Bíblia. Acreditamos em um Deus que revela a si mesmo, primeiro através do próprio Jesus e também por meio das palavras das Escrituras. Através das Escrituras é que descobrimos quem Jesus foi e quem ele é. E, juntamente com a Palavra de Deus estamos focados nas obra de Deus. John Wimber usava uma expressão que ficou famosa, ele dizia: “Não coma o cardápio”. Isso significava dizer que se uma pessoa lê a Bíblia e nunca pratica o que ela diz, não vai fazer nenhum efeito na sua vida. Só conhecer o cardápio não é o suficiente, é preciso preparar e comer o alimento. Palavras e ações andam de mãos dadas.
John Wimber dizia:
“O que eu quero ver em ação é a mensagem, a música e o ministério.
“Isso também não é a respeito de ser biblicamente letrado, precisamos ser também biblicamente obedientes.”
2. Somos ao mesmo tempo reverentes e descontraídos.
Se você for em qualquer uma das igrejas da Vinha, você vai notar um ambiente descontraído. O pessoal da Vinha gosta de usar calça jeans, bermudas, camiseta e trazer junto com ele um copo de café ou chá até durante o culto. A mensagem pregada tem um toque de humor, normalmente ninguém fica incomodado se alguma coisa não sair perfeito e assim caminhamos. Isso não significa que somos desrespeitosos com Deus! Nosso estilo descontraído significa que levamos a