Os discursos sobre a educação de surdos na revista Nova Escola
JOSE CARLOS FERREIRA SOUZA
Resenha do artigo: “Os discursos sobre a educação de surdos na revista Nova Escola”
Florianópolis
2013
Resenha do artigo: “Os discursos sobre a educação de surdos na revista Nova Escola”
Resenha
Discursos sobre a educação de surdos na revista Nova Escola
Silveira, C. Hessel. & Rezende, P. Luiza “Os discursos sobre a educação de surdos na revista Nova Escola”. Estudos Surdos III / Ronice de Muller de Quadros (organizadora). – Petrópolis, RJ : Arara Azul 2008.
A partir da análise de duas matérias, realizadas da revista Nova Escola, revista esta que trás diversos assuntos emergentes com relação a educação básica no Brasil. Neste artigo é discutido questões das duas matérias que abordam o tema da inclusão de alunos surdos. As autoras apresentam uma realidade trazida pela revista que não condiz com a verdadeira situação vivenciada pelos agentes do processo, não demonstrando as verdadeiras dificuldades dos surdos na “inclusão”.
A utilização de duas edições da revista Nova Escola:
1. Edição Especial n.11, outubro / 2006, capa intitulada Inclusão: Todos aprendem quando as crianças com deficiência vão a escola junto com as outras, matéria intitulada Além do Silencio.
2. Edição n 206, outubro / 2007, capa Intitulada Inclusão: é hora de aprender, matéria intitulada Inclusão, só com aprendizagem.
O artigo é dividido em apenas três partes onde se inicia com:
Apresentação:
Com a intenção de analisar os discursos presentes em uma revista considerada forte influenciadora de práticas e formadora de opinião. E de buscar entender a regulação e controle da prática pedagógica por meio do discurso jornalístico. Buscou-se fazer uma leitura crítica dos conteúdos que podem formatar todo um sistema de ensino.
Além de trazer a preocupação em imaginar que exista profissionais que ficam passiveis por causa destes discursos estarem vinculados a jornais ditos