Os direitos humanos
A expressão "direitos humanos" é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos à pessoa não consegue existir ou não é capaz de se desenvolver e participar plenamente da vida.
Os direitos humanos estão baseados no princípio de respeito em relação ao indivíduo. Enquanto nações ou grupos especializados têm direitos específicos que se aplicam apenas a eles, os direitos humanos aplicam-se a todas as pessoas.
Assim os direitos humanos correspondem às necessidades essenciais da pessoa humana, para que a pessoa possa viver em dignidade, pois a vida é um direito humano fundamental. E para preservar a vida, todos tem que ter o direito à alimentação, a saúde, a moradia, a educação e tantas outras coisas. Os direitos humanos mudam com os tempos, mas permanecem dinâmicos. Como por exemplo: abolição da escravidão e o direito das mulheres.
Cada pessoa tem sua individualidade, sua personalidade, seu próprio modo de sentir as coisas. Assim também como outras culturas, que é resultado de condições naturais e sociais. O respeito pela dignidade da pessoa humana deve existir sempre, em todos os lugares e de maneira igual para todos.
Uma pessoa não vale mais do que a outra, uma não vale menos que a outra. Todas as pessoas nascem essencialmente iguais e, portanto, com direitos