Os direitos dos academicos
A proteção aos jovens sempre foi objeto de discussão na política visada pelo país, pois estes adolescentes são vistos como o futuro de nossa nação, para tanto é necessário zelar para que além da proteção a vida a honra e a dignidade se garanta a segurança necessária para uma educação de qualidade para esses futuros mantedores desse imenso país. Ao longo dos tempos o ensino superior vem se aprimorando cada vez mais, juntamente com projetos que visam a facilitação do ingresso dos jovens na faculdade, porém apesar dessa evolução ainda há muito a ser desenvolvido para que nosso país se torne referencia no quesito ensino superior. As faculdades vem abrindo caminhos até então omissos para jovens e adultos de baixa renda, através de instituições públicas e privadas que motivam as pessoas a estudarem mostrando que o ensino superior só tem a contribuir para o aprimoramento intelectual aumentando as oportunidades de emprego e melhoria de vida.
O ensino superior é a peça fundamental que faltava na tentativa de igualar as classes altas e baixas, através do ensino os menos favorecidos podem chegar ao mesmo patamar da socialite conquistando tudo aquilo que almejavam mas infelizmente por dificuldades financeiras não podiam alcançar. Além da contribuição para o desenvolvimento do ser humano a educação tem o papel de orientar os jovens através do ensino para que saibam distinguir aquilo que é certo e errado, pois o conhecimento abre fronteiras infinitas que não podem ser compreendidas sem a educação adequada.
O déficit no sistema de ensino brasileiro é muito grande, acarretando desigualdades entre estudantes de redes públicas e privadas, onde uns tem mais privilégios do que outros, e essa disparidade aumenta ainda mais pela falta de conhecimento dos estudantes de seus direitos. A criação de sistemas para levar aos universitários o leque de possibilidades de exigirem seus direitos através da apresentação da LDB (Lei de Diretrizes e Bases