Os diferentes tipos de Engenharia envolvidas na fabricação de Calçados
Componente Curricular: Introdução à Engenharia
Calçados
Concepção: Pesquisa, Design e Modelagem.
O primeiro passo para a produção de calçados é a pesquisa e o design. Neste ponto, o fabricante, baseado no público que ele quer atingir, desenvolve o conceito do produto. Para isto, ele formula o projeto do produto, que engloba desde o desenho do calçado até a discriminação dos insumos necessários para a sua realização. Nesta fase o emprego de ciência, tecnologia e intensa pesquisa e desenvolvimento tem sido cada vez mais utilizado para fortalecer marcas e diferenciar produtos.
Configuração do processo produtivo
Pesquisa dos Materiais
Definido e validado o processo produtivo, são programados os componentes e insumos a serem utilizados – relação de matérias primas, grade de produtos (tamanhos, cores e modelos), e demais ferramentas necessárias para levar a produção do laboratório para a larga escala.
Corte
Feito de acordo com as especificações definidas na modelagem, utilizam desde facas e prensas hidráulicas
(balancim), até equipamentos sofisticados de precisão de corte, como o laser e o jato d’água.
Costura
As várias peças são costuradas, dobradas, picotadas ou coladas. Outros adornos e enfeites podem ser também aplicados, de acordo com as determinações do design. Dependendo do tipo de projeto, nesta fase podem ser utilizadas máquinas de costura de controle numérico (projetos de produtos mais padronizados possibilitam maior grau de automação).
Montagem e Acabamento
Realizada quase que simultaneamente ao corte e à costura, quando salto, sola e palmilha, são colados ou costurados. Em seguida a esta etapa os calçados são finalizados e encaixotados.