Os dez principios da economia
TRABALHO DE PSICOLOGIA
NOVA ESPERANÇA
2015
CARLA THAÍS CARDOSO
TRABALHO DE PSICOLOGIA
Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia Social e do Trabalho como requisito parcial para obtenção de nota.
Professora: Luciana Rodrigues
NOVA ESPERANÇA
2015
RESUMO
A Psicologia ou as Psicologias
Usamos o termo psicologia no cotidiano com vários sentidos. A psicologia usada no cotidiano pelas pessoas é denominada de psicologia do senso comum. A pessoa tem em domínio, mesmo que pequeno e superficial, do conhecimento acumulado pela psicologia cientifica, o que lhes permite explicar ou compreender seus problemas cotidianos de um ponto de vista psicológico.
O Senso Comum: Conhecimento da Realidade
Existe um domínio da vida que pode ser entendido como vida por excelência, é o cotidiano. É o cotidiano que tudo flui que as coisas acontecem que nos sentimos vivos, que vivemos a realidade. A ciência é uma atividade eminentemente reflexiva, ela procura compreender, elucidar e alterar esse cotidiano, a partir de seu estudo sistemático.
Quando fazemos ciência baseamo-nos na realidade cotidiana e pensamos sobre ela. Afastamo-nos dela para refletir e conhecer além de suas aparências. O cotidiano e o conhecimento cientifico que temos da realidade aproximam-se e se afastam. Aproximam- se porque a ciência se refere ao real, afastam se porque a ciência distrai a realidade para compreendê-la melhor.
O conhecimento construído no cotidiano usa muitos recursos, algumas vezes sofisticados, e ao mesmo tempo é um conhecimento improvisado, que depende da ação imediata, todos nós vivemos boa parte do nosso tempo esse cotidiano e suas regras. O conhecimento que vamos acumulando em nosso cotidiano é chamado de senso comum, sem esse conhecimento intuitivo, espontâneo, de tentativas e erros, a nossa vida diária seria muito complicado. O senso comum percorre um caminho que vai do habito a tradição, a qual