Os Dez Aspectos-Chaves De Uma Educação Infantil DE Qualidade
ZABALZA, Miguel A. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998 p.49-61
RESUMO
Por:
Eliane de Almeida Martins Gomes¹
Em seu livro Qualidade em Educação Infantil, Miguel A. Zabalza levanta dez aspectos básicos para uma Educação Infantil de qualidade. São aspectos conhecidos pela maioria dos professores, mas, muitas vezes não reconhecidos como essenciais.
Segundo Zabalza os dez aspectos-chaves de uma educação infantil de qualidade são:
1. Organização dos espaços
Os espaços devem ser amplos e diferenciados que possam permitir e facilitar a realização de todas as atividades, coletivas e individuais.
A preocupação com o espaço da escola não é apenas uma questão de tamanho, ou de oferecer vários ambientes, onde a equipe pedagógica teria pouca participação. É preciso considerar em que momento esses espaços serão organizados, como serão organizados, quais os materiais estarão disponíveis neles.
2. Equilíbrio entre iniciativa Infantil e Trabalho dirigido no momento de planejar e desenvolver as atividades
Nesse aspecto o papel do planejamento torna-se fundamental para o professor. Ainda que, as simples situações do cotidiano sejam suficientes para despertar aprendizagens na educação infantil, é preciso um planejamento claro e flexível, proporcionando ao professor traçar uma trajetória.
3. Atenção privilegiada aos aspectos emocionais
Esse aspecto reforça a necessidade do desenvolvimento da criança em todos os âmbitos. Se desenvolver a afetividade é tão importante quanto o cognitivo, essa deve ser uma preocupação do professor em todas suas ações e falas, incentivando as crianças expressarem o que estão sentindo. O incentivo do professor ao aluno deve estar presente em diferentes situações, buscando possibilitar segurança à criança, o que é fundamental para a construção de todos os desenvolvimentos.
4. Utilização de uma linguagem enriquecida
A interação com os educadores