Os deveres de cícero
“OS DEVERES” DE CÍCERO
MARCO ANTONIO DE CARVALHO LAURO RA 3706616369
SÃO PAULO,2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
“OS DEVERES” DE CÍCERO
MARCO ANTONIO DE CARVALHO LAURO RA 3706616369
SÃO PAULO,2012
Cícero foi advogado, orador e escritor romano, assassinado no ano de 43 a.c. foi um dos maiores Mestres de Civismo que o ocidente conheceu. Capaz de eletrizar as multidões com sus discursos concentrou sua imensa atividade intelectual em promover a decência, o amor à pátria, a cidadania e o engajamento dos homens qualificados nos assuntos públicos.
No artigo em questão, Cícero que nos mostrar como um homem, principalmente um homem público deve ser, honesto e justo (naquele tempo já havia muitos “abutres” que já promoviam a sangria dos cofres públicos) mas não por medo de ser descoberto e sim porque a lei e a justiça eram de suma importância para a manutenção da sociedade. O homem de bem deveria ter a honestidade e a justiça incorporados a sua personalidade e se indignar com qualquer conduta contrária a isso.
Chamava aos sábios da época a participar mais dos debates, largarem os seus ideais estóicos e ter uma participação ativa na sociedade, que removessem a Filosofia de dentro das escolas, retirá-la do espaço constrangedor da Academia ou do Liceo e traze-la para o Forum Romano para propô-la aos homens de ação como munição a um debate qualificado.
“ Suponhamos que um sábio se encontra em situação de abundância, gozando de repouso e ociosidade que lhe permite meditar e