Os Deserdados da Nova Ordem Mundial
OS DESERDADOS DA NOVA ORDEM MUNDIAL
Nova ordem, novo tempo. Desde que o Planeta passou a ser habitado pelo ser humano o contexto social muda de tempos em tempos. Os poderes são transferidos de mãos em mãos, alguns por herança, outros usurpados em conflitos, outros conquistados pelo voto.
Nova ordem é um termo que passou a ser usado nos contextos da geopolítica segundo a organização que o mundo sofreu a partir do final da década de 1980, mais precisamente com a dissolução da URSS (União Soviética), queda do Muro de Berlim e fragmentação de outros países socialistas e o avanço do sistema capitalista.
O mundo se transformou, a expectativa de vida vem aumentando, a medicina se aprimorando, e as novas tecnologias chegaram à uma velocidade espantosa. O Capitalismo se fortaleceu em escala mundial, o consumismo se consolidou na maior parte da Terra e a vida de muitas pessoas tem melhorado.
Antes da Nova Ordem mundial tínhamos o mundo dividido em três, existia o chamado Terceiro Mundo, formado pelos países menos desenvolvidos, os mais pobres, os excluídos da Velha Ordem.
Num mundo onde as tecnologias campeiam livremente, a educação está acessível a praticamente todos os interessados, a medicina avançada, países gerando imensas riquezas, vagas de empregos em praticamente em todos os setores, é quase um contra-senso falar em excluídos, mas a realidade é outra, pois, quanto mais a riqueza cresce, as tecnologias avançam os excluídos aumentam.
Pela divisão regional mundial por conceitos socioeconômicos, existem atualmente dois mundos. O do Norte e o do Sul, os desenvolvidos e os em desenvolvimento. Mas esta divisão não retrata a realidade mundial. Os vinte países mais pobres do mundo estão praticamente todos no Continente Africano, onde os europeus sugaram o que puderam da riqueza e quando de lá saíram, na maioria dos países deixaram a desorganização social. Há uma infinidade de conflitos étnicos que bloqueiam qualquer