Os desafios dos portadores de deficiência na sociedade
Sistema de Ensino Presencial Conectado serviço social
Ji-paraná 2013
DESIGUALDADE,DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Trabalho interdisciplinar, individual, apresentado ao curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral. Sob a orientação dos professores:
(Marcia Bastos,Giane Albiazzetti,Gleiton Lima e Rosane Malvezzi.)
Ji-Paraná
2013
* INTRODUÇÃO
Introdução
Muito tem sido dito a respeito dos direitos e necessidades especiais que as pessoas portadoras de deficiência possuem, entretanto a realidade nos mostra que eles encontram muitos desafios em sua participação na sociedade. A falta de acessibilidade, de formação de profissionais qualificados nas escolas, e a discriminação não os permitem mostrar suas potencialidades.
É necessário que toda a sociedade se mobilize e reflita para a real necessidade da inclusão dos deficientes físicos, assegurando que as pessoas com necessidades especiais usufruam os mesmos direitos que qualquer outro cidadão. São muitas as leis, entretanto, a discriminação e a falta de informação das pessoas dificultam o processo de integração dos deficientes. A sociedade cria um padrão de ser humano, e os que não se encaixam no padrão são olhados de forma diferente.
A dificuldade de se mudar este modelo está na dificuldade de certas pessoas aceitarem as diferenças e entender que isso é um processo natural, as pessoas portadoras de deficiência, assim como qualquer outra possui limitações para algumas atividades e habilidades para outra. Isso é uma característica de qualquer ser humano, seja ele deficiente ou não.
Outro desafio enfrentado pelos deficientes e que está associado ao preconceito é a violência contra eles, e ela se agrava pela vulnerabilidade desse grupo, e ainda maior contra as mulheres,