Os desafios do SUAS: um relato de experiência no CREAS
Os desafios do SUAS: um relato de experiência no CREAS
Uberlândia
2014
Resumo: O presente trabalho consiste em um relato de experiência ocorrido no CREAS- centro de referência especializado em serviço Social. Inicialmente, o artigo contextualiza o SUS- Sistema Único de Saúde e suas diretrizes e, posteriormente, o SUAS- Sistema Único de Serviço Social. O SUAS surgiu em 2004, e é considerada uma política pública de alta empregabilidade para psicólogos. O SUAS é dividido em dois níveis: Proteção Social Básica e Proteção Social Especial. A proteção básica tem como serviço oferecido à população o CRAS, a proteção especial oferta à comunidade o CREAS. São muito os desafios enfrentados pelos psicólogos no SUAS, entre eles estão a escassez de materiais que componham o trabalho, a alta rotatividade dos profissionais e a não clareza do papel do psicólogo neste serviço.
Palavras-chaves: SUAS, SUS, atuação do psicólogo, desafios.
Introdução
Não é possível construir um panorama geral das diretrizes e delineamentos do Sistema Único de Saúde- SUS e do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, sem compreender o que é políticas públicas. Segundo Neto (2011), entender políticas públicas é associá-las a processos resultantes de lutas, de relações de poder que envolve diferentes atores sociais e que tem como objetivo edificar, institucionalmente, um aparato jurídico que colabore na resolução de conflitos no que concerne aos bens públicos.
Dialogando com Neto (2011), Souza (2006) considera que políticas públicas são campos multidisciplinares e que para compreender melhor teoricamente e na prática o que essa política representa, é necessário adentrar no campo da sociologia, da ciência política e da economia.
Considerando O SUS e o SUAS uma política pública vigente em nosso país, vale destacar algumas características que os preconizam. O Sistema Único de Saúde, constitucionalmente, foi criado em 1988 prevendo que: para ter acesso a esse