Os desafios do profissional de rh
DO PROFISSIONAL DE
A PROFISSÃO DE GESTOR
DE RECURSOS HUMANOS È uma profissão dinâmica que lida com pessoas, que são na verdade organismos vivos que fazem o sucesso das organizações.
De acordo com pesquisas realizadas pela (ABRH) Associação Brasileira de Recursos Humanos a presença de mulheres é majoritária nesse setor, elas representam 66% desses profissionais.
O ser humano é o grande desfio do gestor de RH, lidar com estas pessoas e extrair o seu melhor, requer auto conhecimento, gostar de pessoas, ter competência para trabalhar em equipe, tópicos essenciais para quem deseja seguir esta profissão, essas qualidades permitirá o bom desempenho em qualquer organização.
É sempre muito oportuno perguntar o que é que o mercado de trabalho procura no profissional de Recursos Humanos.
Já se foi o tempo em que o papel dos profissionais de Recursos Humanos era apenas a de um mero Chefe de Pessoal nas organizações, aonde as principais atividades eram a de contratar, demitir, dar advertências, aumentar salários, etc. e que ainda ocupavam posições intermediárias nas estruturas das organizações sem opção de opinarem sobre as tendências emergentes de Recursos Humanos e sobre as políticas e diretrizes das organizações, isto por se tratarem na cabeça de muitos empresários de uma área que não gerava lucro e sim era considerada como fonte de despesas.
AS TRANSFORMAÇÕES DE SEU PAPEL O profissional de Recursos Humanos e seu perfil, surgidos no início dos anos 70, foram se modificando com o tempo, recebendo os impactos das mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas desses cerca de 30 anos. O perfil desse novo profissional, no nível gerencial ou de direção, deve incluir competências nas áreas de Desenvolvimento de Recursos Humanos e de Remuneração e Administração de Recursos Humanos.
Incluem-se, aí, as atividades de Planejamento, Recrutamento, Seleção, Treinamento, Avaliação de Desempenho, Competências e Potencial, Desenvolvimento