Os Desafios Da Urbaniza O Crescente No Mundo E No Brasil
INTRODUÇÃO
A urbanização é uma expansão territorial e também populacional. É o processo em que zonas rurais vão tomando seus espaços nas cidades com migrações e até mesmo construções urbanas que se estendem à essas áreas. O espaço territorial ainda é maior nas áreas rurais do que nas urbanas, isso ocorre porque a agropecuária e agricultura ainda são fortes produtores e grandes áreas de empregos e produção. Inclui-se também o extrativismo mineral e vegetal e delimitações de áreas ambientais e florestas em geral. Por outro lado, em termos populacionais e atividades produtivas a cidade vem se sobrepondo ao campo, em contexto econômico e capitalista.
O processo de urbanização pode se dar devido a duas causas: fatores atrativos, que como o nome já diz, são fatores ligados ao que chama atenção da população, como oferta de bons empregos, melhores salários e condições de vida; e fatores repulsivos, que são ligados não à novas oportunidades mas sim pela ‘expulsão’ de certa população por motivos de desapropriação ou invasão de indústrias ou outros fatores que façam essas pessoas deixarem seu local de moradia.
VANTAGENS
A urbanização pode trazer muitas vantagens para as populações e para as cidades, como ampla oferta de mão de obra, avanços em novas indústrias, mais moradias, aumentos no fluxo de capital, socioeconômico, financeiro e riqueza em contextos éticos, culturais e raciais.
DESVANTAGENS A grande concentração de pessoas em um mesmo local quando não se disponibiliza a infraestrutura necessária pode causar vários transtornos e trazer desvantagens à toda população. Essas desvantagens podem ser como o desemprego, que por causa do aumento da população, não há oferta suficiente para todos e isso causa uma elevação no número de pessoas no mercado de trabalho, saturando e não sobrando vagas para outras pessoas que chegam todos os dias nas cidades pelos fatores atrativos ou repulsivos.