Os Desafios da Inclusão na Educação Infantil
OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUíS
NÚCLEO DE APOIO DE SÃO CARLOS
JABOTICABAL – SP
2013
SIMONE MIYUKI SAKAMOTO PAVÃO
OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à
Faculdade de Educação São Luís, como exigência parcial para a conclusão do curso de Pós-Graduação
Lato Sensu em Educação Infantil.
Orientadora: Prof.ª Ma. Neusa Maria Fernandes dos
Santos
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUíS
NÚCLEO DE APOIO DE SÃO CARLOS
JABOTICABAL – SP
2013
RESUMO
Este trabalho de conclusão de curso, realizado através de pesquisa bibliográfica, procura apresentar os desafios em se implementar a inclusão na Educação Infantil, analisando o conceito de inclusão, através de sua evolução sócio-histórica, apresentando alguns aspectos da política nacional, diretrizes e projeto pedagógico. Tem como objetivo analisar e refletir sobre currículo, as adaptações e a prática pedagógica na perspectiva da educação inclusiva de crianças com necessidades especiais na Educação Infantil.
Finalmente, tentamos fazer um contraponto do que vivenciamos com o que seria desejável para todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. HITÓRICO: DA DISCRIMINAÇÃO À INCLUSÃO 5
2. PROCESSO DE INCLUSÃO: FUNÇÃO DA ESCOLA E O PAPEL DO PROFESSOR 10
CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS 17
INTRODUÇÃO
Após a Constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/9.394/96), as crianças de 0 a 6 anos adquiriram o direito de serem educadas em creches e pré-escolas, na sua comunidade, com finalidade de se desenvolver integralmente, inclusive as com necessidades especiais, promovendo os aspectos físico, psicológico, social, intelectual e cultural. Essas mudanças representaram um grande avanço conceitual, colocando a Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica. Dessa forma, o grande desafio