Os desafios da globalização
Um dos grandes desafios das ciências sociais dos últimos tempos é pensar a globalização. Elas se encontram diante dos dilemas que surgiram com a globalização das coisas, gentes e idéias. Existem processos e estruturas sociais que só agora começam a ser estudados. As antigas fronteiras tanto geográficas como culturais, estão se modificando de forma cada vez mais rápida. Toda a sociedade esta sendo colocada diante de novas perspectivas. As novas teorias sobre a globalização mostram o empenho das ciências sociais em explicar o que esta acontecendo com a sociedade em todo o mundo.
As ciências sociais têm pela frente o grande desafio de olhar o mundo como uma única sociedade. Todas as relações, os processos e demais estruturas sociais passam a se desenvolver em escala global, se sobrepondo as relações, processos e estruturas de escala nacional.
Os trabalhos das ciências sociais clássicas sempre foram feitos e continuam sendo feitos em cima dos movimentos sociais nacionais. Já a sociedade nacional esta sendo subjugada pela sociedade global, estando este fato necessitando ainda de estudos mais profundos. Á sociedade global apresenta desafios empíricos e metodológicos, ou históricos e teóricos, que exigem novos conceitos, outras categorias, diferentes interpretações. Sempre houve um enorme debate sobre como a sociedade e o estado relacionam-se, qual deveria subordinar o outro e qual encarnar os valores morais mais elevados. Assim, ficamos acostumados a pensar que as fronteiras da sociedade e do estado são as mesmas.
Isto não quer dizer, que a sociedade global é apenas uma extensão em todos os sentidos da sociedade nacional. A sociedade nacional continua sendo indispensável, e tendo participação internacional, já a sociedade global precisa ser mais bem estudada e conhecida.
A sociedade global já tem sido objeto de estudos e interpretações, em todos os seus aspectos. Além das indicações e intuições que freqüentemente aparecem