os desafios da educação no Brasil
Redação de conclusão de curso
Curso: secretariado escolar
Os desafios da educação no Brasil
A educação mudou bastante no Brasil nos últimos anos, mas ainda está muito longe de ser adequada.
Até pouco tempo atrás, parecia existir um consenso quanto ao fato de que os problemas do ensino brasileiro era falta de escolas, a evasão escolar de muitas crianças em idade precoce e a carência de verbas governamentais para a educação.
Os problemas principais eram qualidade e repetência, ou seja, a tradição de manter na escola os alunos que não se saíam conforme o esperado nas provas, prática amplamente disseminada no Brasil.
Muitos esforços são feitos na iniciativa privada, nas organizações não-governamentais e nos grupos voluntários para lidar com os problemas de ensino de baixa qualidade, alguns com grande êxito.
A principal dificuldade é transferir a experiência das iniciativas de pequena escala para o sistema escolar regular.
Conforme declarado, os problemas fundamentais para o ensino básico no Brasil são: melhorar a qualidade de ensino público para as crianças que já estão na escola e propiciar ensino de recuperação para os adolescentes e adultos jovens que largaram a escola ou se atrasaram.
A ordem do dia não é fácil, mas também não é impossível. O quadro da educação no Brasil não é bom, apesar de alguns pontos altos, mas a sequencia de imagens aponta para algum progresso, que está longe de ser uniforme e encontra-se ainda repleto de armadilhas e falsas indicações. Mas pelo menos há um movimento na direção correta.