Os desafios da administração contemporânea
Charles Weber
Maria Regina Caviquioli Pereira
Técnicas de Gestão
Ciências Contábeis
Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim – ASSEVIM
Faculdade do Grupo Uniasselvi
01 de outubro de 2010
1. INTRODUÇÃO
Administrar é alcançar objetivos, por meio da organização de grupos de pessoas, no intuito de gerar desenvolvimento, com o objetivo precípuo de máxima eficácia e eficiência, gerando produtividade e lucro.
O pensamento administrativo pode ser conceituado como um enfoque específico a um aspecto particular da organização e a organização desses pensamentos são formadores de teorias a serem estudadas pela Teoria Geral da Administração.
Para facilitar o estudo, as teorias são agrupadas em Escolas que são, em seu conjunto, um compêndio da mesma linha de pensamento ou conjunto de autores que utilizam o mesmo enfoque.
Por meio de uma breve revisão teórica do tema, o presente trabalho objetiva um estudo introdutório da evolução das Teorias da Administração e das características mais marcantes de cada uma. A abordagem do tema torna-se relevante devido à importância do mesmo para o entendimento das organizações e para construção do pensamento administrativo atual, exigente de profissionais ecléticos, flexíveis e adaptáveis.
Em ato contínuo será objeto de estudo as relações humanos, vez que num ambiente de trabalho, em que duas ou mais pessoas partilham idéias e tarefas, gera-se um convívio que poderá resultar em cooperação ou em atritos, auxiliando ou prejudicando o objetivo da organização. Quando este relacionamento é harmonioso, contributivo, espontâneo, gera-se satisfação e progresso. Ao contrário, quando é conflituoso, surgem obstáculos aos desenvolvimentos das atividades, gerando um retardamento nos propósitos a alcançar.
Diante do exposto, este trabalho pedagógico tem como objetivo proporcionar ao seu leitor os conhecimentos básicos sobre a ciência da