Os contos de Beedle
Introdução xi
1
O Bruxo e o Caldeirão Saltitante 3
2
A Fonte da Sorte 21
3
O Coração Peludo do Mago 43
4
Babbitty, a Coelha, e seu Toco Gargalhante 61
5
O Conto dos Três Irmãos 85
Uma mensagem pessoal da baronesa
Nicholson of Winterbourne, membro do Parlamento Europeu 105
Introdução
Os contos de Beedle, o Bardo é uma coletânea de histórias populares para jovens bruxos e bruxas, contadas há séculos à hora de dormir, daí serem o "Caldeirão Saltitante" e a "Fonte da Sorte" tão conhecidas de muitos alunos de Hogwarts quanto "A gata borralheira" e "A bela adormecida" das crianças trouxas (não-mágicas).
As histórias de Beedle se assemelham aos nossos contos de fadas sob muitos aspectos; por exemplo, a virtude é normalmente premiada e o vício castigado. Apresentam, porém, uma diferença evidente. Nos contos de fadas trouxas, é comum a magia estar na raiz dos problemas do herói ou da heroína — a bruxa malvada envenenou a maçã, ou fez a princesa mergulhar em um sono de cem anos, ou transformou o príncipe em uma fera horrenda. Nos Contos de Beedle, o Bardo, ao contrário, encontramos heróis e heroínas que, embora capazes de realizar mágicas, descobrem que lhes é quase tão difícil resolver seus problemas quanto o é para nós, trouxas. As histórias de Beedle ajudaram gerações de pais bruxos a explicar este doloroso fato da vida aos seus filhinhos: a magia tanto causa dificuldades quanto as resolve.
Outra notável diferença entre estas fábulas e suas correspondentes trouxas é que as bruxas de Beedle são muito mais ativas quando se trata de partir em busca da fortuna do que as heroínas dos nossos contos de fadas. Asha, Altheda, Amata e Babbitty, a Coelha, são mulheres que tomam o destino em suas próprias mãos, em vez de tirar um longo cochilo ou esperar que alguém lhes devolva o sapatinho perdido. A exceção à regra — a donzela sem nome de "O coração peludo do mago" — age de modo semelhante ao de uma princesa de conto de