Os consumidores são os novos donos da marca
Como convencer ao empresário/empreendedor que a marca não é mais dele?
O novo marketing 3.0 trouxe um grande desafio para os empresários. Para alguns, esse novo formato mexe intimamente com um sentimento de pertencimento que era possível a algum tempo atrás.
Estamos vivendo em uma época em que os consumidores são os novos donos da marca. Quem decide o que a marca deve ou não fazer são os consumidores que passaram a ser colaboradores da marca.
Agora, uma marca não pode simplesmente mudar da noite para o dia. Principalmente se for uma marca que está intimamente ligada a seus consumidores. Se o trabalho de marketing foi bem feito, qualquer mudança, mesmo que mínima será perceptível aos clientes e pode afetar consideravelmente o relacionamento.
Os riscos da construção deste relacionamento e fez com que estes se tornassem defensores da marca.
Como fazer o empresário perceber que a marca que ele criou não lhe pertence mais?
É fundamental que os empresários percebam que o risco de deixarem de ser os “donos da marca” uma vez que compartilha a construção com seus consumidores, é grande. Os consumidores passam a se sentir donos e a defender daquilo que acreditam que possa ser uma ameaça. E qualquer mudança pode ser considerada uma ameaça, mesmo que o departamento de marketing tenha considerado como positiva.
A partir do momento que se decide por trabalhar o marketing 3.0 na empresa, alguns riscos são assumidos. Porém, se optar por não trabalhá-lo, o risco de fracasso pode ser maior ainda.
Juliana Rezende
Analista de Comunicação e