Os confrntos entre oriente e ocidente
1028 palavras
5 páginas
Os confrontos entre Oriente e OcidenteO que é fundamentalismo?
Dá-se o nome de fundamentalismo aos movimentos de caráter religioso, étnico, econômico e político, que possuem uma visão radical, ortodoxo das ideias que acreditam, não abrindo ao dialogo, não respeita a cultura, autonomia política e econômica dos outros países ou mesmo das pessoas. Este termo foi criado dentro do protestantismo do sul dos Estados Unidos no século XIX e, portanto a princípio veio sob contexto religioso, mas podendo ser aplicado a outros setores da nossa sociedade.
Fundamentalismo religioso
O Fundamentalismo Religioso está presente em todas as religiões, durante todas as épocas da história da humanidade. Essa forma de fundamentalismo consiste em uma visão conservadora e literal dos preceitos de uma religião, chegando, por vezes, a se desenvolverem militarmente. Podemos citar por exemplo, na nossa História, as Cruzadas, em que fundamentalistas cristãos desenvolveram grupos militares para recuperar as Terras Santas.
Enfim, essa maneira de interpreta os dogmas religiosos então presentes nos adeptos do Judaísmo e Cristianismo e Islamismo, além de outras.
No tocante ao fundamentalismo cristão é fundamentalista quem acredita
Cartaz feito por militares americanos na Guerra do
Afeganistão, em 2002
HISTÓRIA
79 e confia na Bíblia, quem considera a divindade de Jesus Cristo, quem crê no nascimento de Jesus Cristo através de um corpo virgem, quem crê em sua morte e ressurreição a favor da humanidade, quem crê em sua vinda à Terra, quem acredita na criação da Terra em seis dias e na salvação eterna dos cristãos bem como a condenação eterna dos não-cristãos.
O fundamentalismo islâmico propaga o alcorão como forma de organização, moral, estilo de vida e de política. O islamismo considera suas autoridades políticas como mediadores da fé. No ponto de vista econômico, o fundamentalismo não considera a religião e sim a pessoas de muitas riquezas e posses materiais. Isto