Os conflitos existentes nas relações interpessoais no trabalho
Título: Os conflitos existentes nas relações interpessoais no trabalho
APRESENTAÇÃO
Sabe-se que existem várias empresas sejam elas públicas, privadas ou terceirizadas, mas com um objetivo em comum que é a obtenção de lucro. No entanto, para que sobrevivam numa economia globalizada é preciso que estejam atentas às mudanças do mercado financeiro porque exigem cada vez mais das empresas e estas automaticamente do funcionário. As organizações e os profissionais precisam se adaptar a essas modificações, pois é uma “questão de sobrevivência”.
Sendo assim, o profissional tende a se sentir cada vez mais pressionado pela carga de trabalho determinada para realizar. Como o mercado está cada vez mais concorrido, deixando assim a participação de uma empresa mais acirrada e qualquer percentual que se esteja na frente do concorrente faz toda a diferença. Por isso, nas organizações empresariais é comum exigir do empregado que ela atinja as metas de vendas, causando o stress e aumentando o clima de tensão dentro das empresas.
O objetivo principal é mostrar a importância da motivação profissional, dos estímulos e da atenção às questões que envolvem o estado psicoemocional e relacional dos funcionários e assim, melhorar o desempenho das suas atividades na Concessionária Bremen.
Quanto à questão conflitante que identificamos foi a desmotivação profissional desencadeando ao grupo de trabalhadores uma série de problemas como stress, falta de plano de carreira, políticas de promoção e pressão psicológica.
JUSTIFICATIVA A nossa pesquisa foi feita em uma empresa do ramo automotivo, onde foi realizada uma visita à Concessionária Bremen que existe no mercado recifense desde 2003. Foram constatados alguns problemas de ordem psicológica, emocional, físico e ambiental a partir da entrevista com uma funcionária que trabalha no setor de vendas. A mesma trabalha na empresa, há três anos e neste período ela percebeu algumas falhas no ambiente de trabalho