OS COMENTÁRIOS OFENSIVOS NA INTERNET E OS CRIMES CONTRA A HONRA
OS COMENTÁRIOS OFENSIVOS NA INTERNET E OS CRIMES CONTRA A
HONRA
Sérgio Thompson Bernardes Monteiro
Pós-graduação Jornalismo Digital – Facinter
RESUMO
Este artigo tem como objetivo discutir sobre o jornalismo online, mais precisamente sobre um dos vários meios de interação entre o leitor/internauta e os sites de notícias: o comentário. O trabalho, desenvolvido através de pesquisa bibliográfica tem o intuito de mostrar que o modelo praticado hoje em relação à interação através de comentários, principalmente em se tratando da interação anônima, com conteúdo maldoso e irresponsável, pode ensejar em diversos tipos de crimes, colocando no banco dos réus também o responsável pelo site/blog que avalizou a publicação de tal opinião. Além disso, ainda destaca que comentários publicados sem nenhum tipo de sistema de filtro e/ou garantia de autoria, podem levar o leitor/internauta ao entendimento distorcido e errôneo do conteúdo jornalístico que se objetivara divulgar.
Palavras-chave: Comentários. Jornalismo. Internet. Interação. Crime virtual.
Introdução
No ano de 1995 começava a chegar ao Brasil, ainda que timidamente, a
Internet comercial. Vista por muitos como a revolução da informação, a tecnologia era proveniente do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que, desde a década de 60, estava desenvolvendo uma rede de computadores, primeiramente chamada de Arpanet, com o intuito de proteger informações sigilosas, mantendo-as, em um ambiente descentralizado, para evitar ataques, bombardeios ou outros infortúnios, ao mesmo tempo em que estivessem acessíveis e conectados a outras bases militares e núcleos de pesquisa.
“Se as duas primeiras revoluções foram baseadas na energia (a do vapor e da eletricidade), a terceira é baseada na informação. Ela passa a ser a mola propulsora da sociedade, a forma de organização e planejamento de toda a atividade produtiva”.
(MARTINEZ, 2010: p. 25)
2
Em torno de 1970, a rede já estava se expandindo