OS CLÁSSICOS NA ATUALIDADE BRASILEIRA: MANIFESTACOES E JEAN-JACQUES ROUSSEAU
OS CLÁSSICOS NA ATUALIDADE BRASILEIRA:
MANIFESTACOES E JEAN-JACQUES ROUSSEAU
Florianópolis
2013
Disciplina: Ciências Sociais
1. Introdução
Este presente trabalho tem como escopo realizar uma breve análise sobre as principais ideias do filósofo Jean-Jacques Rousseau, que é um dos clássicos na atualidade brasileira.
2. Objetivo O objetivo é apresentar as ideias do filósofo e identificar sua contribuição para a atualidade nas manifestações ocorridas neste ano.
3. Desenvolvimento Primeiramente será apresentado um breve resumo sobre as manifestações, e depois sobre os ideais de Rousseau. Por fim, ambos os assuntos serão relacionados. 3.1 Manifestações: As razões para as manifestações populares que ocorreram no país em junho de 2013, em SP foi o aumento das tarifas do transporte coletivo e a repressão violenta da polícia. O conjunto de insatisfações apresentados não só à primeira passeata realizada em São Paulo, mas também à manifestação realizada antes da abertura da Copa das Confederações, em Brasília fez com que a população se encorajassem e fosse às ruas protestar. A grande mídia e as autoridades públicas, a princípio condenaram as manifestações e também desejam uma punição mais rigorosa dos policiais (Estado). No entanto, o fenômeno se alastrou, e as autoridades e grande mídia mudaram de opinião. Nota-se que o grande orquestrador das manifestações em todo território brasileiro foram as redes sociais, onde a grande mídia é menos presente, facilitando a repercussão das manifestações. A grande mídia nota que a proporção das manifestações aumentou e a mídia passou a ter uma opinião neutra.
3.2 Pensamentos de Jean-Jacques Rousseau
3.2.1 Estado de Natureza No tocante ao Estado de natureza, explica que não há propriedade, tudo é de todos. Cita-se uma época em que o homem vivia para