Os climas e as sociedades
Todos os elementos componentes do espaço em que o homem habita formam a paisagem geográfica ou meio ambiente. Há elementos da paisagem geográfica que são resultado da própria dinâmica da natureza como o relevo, o solo, a vegetação, a rede hidrográfica, e outros que são fruto das ações humanas como as estradas, as cidades,os campos cultivados, as represas.
A natureza apresenta aspectos diferenciados sobre a superfície do planeta, onde são encontradas áreas de grande umidade ao lado de desertos, áreas onde a vegetação florestal é densa e outras sem nenhuma vegetação, regiões de relevo acidentado vizinhas a vastas regiões planas, espaços que sofrem grande influência do efeito dos oceanos ao lado de outros onde os efeitos moderadores das grandes massas líquidas são inexistentes. As sociedades que vivem nesses meios naturais variados também apresentam grandes diferenças. A forma como evoluíram esses grupos humanos e a maneira como cada um deles se apropriou do meio natural resultam em paisagens geográficas diversificadas.
Em sociedades nas quais a economia se baseia quase exclusivamente em atividades tradicionais do Setor Primário, a natureza desempenha um papel preponderante na configuração das paisagens. Essa influência pode ser observada, por exemplo, nas moradias, já que elas são construídas de acordo com aquilo que a natureza oferece como madeira, pedra, barro, folhas e ramos de árvores, tendo em vista a ausência de meios tecnológicos modernos e uma rede de transportes inadequada para trazer outros materiais de lugares distantes.
A arquitetura das casas quase sempre obedece às normas "ditadas" pela natureza. Em regiões de grande precipitação pluviométrica, o telhado das moradias é relativamente inclinado para que a água possa escorrer mais facilmente. Já nas regiões onde as chuvas são nulas ou muito escassas, a cobertura das casas é plana, pois sua principal serventia é a de proteger a parte interna das moradias do