Os Cinco Objetivos de Desempenho
A qualidade de vida no trabalho traz muitas vantagens a empresa pois com os colaboradores com boa saúde tanto física e mental também um clima propício, terá como benefício qualidade. Assim maior rendimento e motivação além de colaboradores ficarem mais responsáveis e com capacidade para demonstrar ou desenvolver atividades com maiores resultados para a empresa.
Avaliando o conjunto das dimensões de Qualidade de Vida pesquisadas com 835 pessoas, observa-se que a Média Percentual de Qualidade de Vida é de 76,2%. Esse percentual é composto pelo somatório de escores das respostas em comparação ao total máximo previsto de pontuação em cada dimensão.
Os dados obtidos pela pesquisa representam um excelente índice de qualidade de vida, com destaques para a Dimensão Preservação da Vida (80,6%), Dimensão Profissional (80,4%), Dimensão Emocional (79,8%) e Dimensão Espiritual (79,3%). E percentuais um pouco menores na Dimensão Cultural (63,8%) e na Dimensão Pós-Carreira (68,6%), que sugerem uma maior atenção.
Podemos ver no gráfico que a maioria das dimensões tem um número elevado, incluindo o profissional que é sustentado pelos outros que estão bem posicionados.
Como defesa da ideia da Qualidade de Vida temos um artigo de Camila Araújo Fernandes (UFPB), Ana Beatriz Coronado (UFPB),
"Com ênfase do mercado para com as, pessoas, as empresas passam a ver ao se pessoal como peça chave para o seu desenvolvimento e reconhecimento no cenário competitivo, a partir daí surgiu a necessidade de proporcionar aos seus colaboradores um ambiente mais agradável e harmonioso, que o estimule a um melhor desempenho aumentando assim sua produtividade"
Com isso, chegamos às seguintes conclusões:
1. Um profissional saudável, que se sente bem no ambiente de trabalho, produz muito mais do que aquele que não se sente bem. E esta produtividade é tanto em termos qualitativos (melhor relacionamento, atendimento ao cliente, clareza mental, comunicação,