Os castanhais e os castanheiros de curuá
CENTRO DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
LICENCIATURA ARTICULADO DE FORMAÇÃO DOCENTE
TEMA: OS CASTANHAIS E OS CASTANHEIROS DE CURUÁ
Alenquer - Pará
2011
Adenilson Carvalho Marinho
Áquisson de Azevedo Castro
Cleuton de Sousa Pimentel
Gemerson Ascendino Mota da Silva
Lillian Roberta Lins Rodolfi
OS CASTANHAIS E OS CASTANHEIROS DE CURUÁ
Trabalho apresentado como elaboração e execução de Projetos SINT-IBR BQ-Alequer. Ministrada pela Professora Chieno Suemtsu.
Alenquer – Pará
2011
JUSTIFICATIVA:
A castanha do Para já respondeu e ainda responde com grande parte da economia das comunidades tradicionais do município de Curuá, no entanto, hoje este potencial econômico está fadado à extinção, pois onde antes tínhamos grandes concentrações dessas castanheiras, hoje vemos imensas extensões de pasto para gado ou a retirada da madeira para comercialização.
Diante disso fica evidente a necessidade de um estudo que busque compreender as razões por que isso acontece; qual pensamento está por trás dessa situação. Para isso, precisamos nos aproximar dos atores sociais envolvidos com este problema para poder coletar dados reais da situação para serem analisados e poder chegar a uma conclusão do problema para saber o que fazer para superá-lo.
Portanto, esta pesquisa servirá para compreendermos a realidade socioeconômica das comunidades estudadas e podermos traçar as nossas considerações a respeito da situação analisada.
HIPÓTESES:
a) A economia extrativista da castanha entrou em declínio por (1) esgotamento do recurso (2) por falta de compensação de preço no mercado; b) Os coletores de castanha mudaram de atividade? Como: (1) opção ao extrativismo (2) por ilusão de progresso de status quo social; c) Os coletores de castanha eram povos tradicionais sem instrução escolar;
OBJETIVOS
Geral: Conhecer quem são e como vivem os castanheiros de