OS Caminhos da Medicina
1. INTRODUÇÃO
A medicina é essencial para a vida de todos os seres humanos, sendo um dos nossos bens mais precisos. É o ramo das ciências biológicas, o qual nos mostra vários entendimentos diferentes sobre doenças, sendo a maioria dessas, ainda hoje, herdeiras de práticas do passado.
Neste projeto de pesquisa, cujo o assunto versa sobre SAÚDE, trataremos sobre a temática relacionada aos CAMINHOS DA MEDICINA, abordando desde o início da cura das primeiras doenças da humanidade, até o tratamento das doenças crônicas; citando algumas evoluções da medicina até os dias de hoje. O enfoque escolhido pelas autoras trata desse tema ligado ao Direito em relação à remoção de órgãos quando o judiciário entra em conflito com a religião - art. 199, § 4º : A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplantes, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercialização.
A problematização desta análise enfatiza a importância da evolução da medicina convencional para o tratamento de doenças crônicas e a necessidade da especialização dos médicos diante das dificuldades enfrentadas em diversas doenças.
Dessa maneira, a abordagem metodológica a ser empregada é de cunho qualitativo, em uma pesquisa etnográfica, no tocante ao processo, e bibliografia no que se refere às fontes.
PARA CADA SITUAÇÃO IRÁ SE TER UM REMÉDIO JURÍDICO.
2
2. JUSTIFICATIVA
A evolução da medicina é de suma importância para a humanidade, pois com o passar dos anos o corpo humano fica vulnerável à algumas doenças que se tornam mais agressivas ao organismo do homem. O desenvolvimento de novas técnicas medicinais facilitam o tratamento de várias doenças, como a homeopatia que trata da malária.
3. PROBLEMATIZAÇÃO
Os Caminhos da Medicina enfrentam dificuldades em desenvolver pesquisas científicas, ao