Os caminhos da gestão nas organizações
OS CAMINHOS DA GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Segundo desafio de aprendizagem apresentado à Universidade Anhaguera - UNIDERP, Pólo Vitória, sob orientação do professor Wilson Correa da Silva, como método avaliativo para o curso de Administração.
VITÓRIA-ES
2010
1 INTRODUÇÃO
O trabalho tem como objetivo discutir os caminhos percorridos pela administração com destaque na visão sistêmica, de fundamental importância para administração organizacional no mundo moderno. Através de pesquisa, apresenta-se evolução histórica do pensamento administrativo durante o século XX, desde as primeiras teorias baseadas na produção e nas relações humanas até a moderna teoria de sistemas, com uma abordagem holística. São listados os principais pensadores de gestão do ultimo século.
2 ABORDAGENS COMPORTAMENTAL E SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO
2.1 ABORDAGEM COMPORTAMENTAL
De acordo com Chiavenato (1999 p.304), define que Comportamento Organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e pessoas se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Como a organização é um sistema cooperativo racional, ela somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõe coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam.
De acordo com Maximiliano (2000, p.243 e 244), o objetivo implícito do enfoque comportamental é fornecer instrumentos para administração das organizações, tendo por base o conhecimento sobre comportamento das pessoas, como indivíduos e membros de grupos.
2.2 ABORDAGEM SISTÊMICA
O biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy elaborou uma teoria interdisciplinar capaz de transcender aos problemas exclusivos de cada ciência e proporcionar princípios gerais (sejam físicos, biológicos, sociológicos, químicos etc.) e modelos gerais para todas as ciências envolvidas, de modo que as descobertas efetuadas em cada ciência pudessem ser