OS CAMINHOS DA ARQUITETURA
João Batista Vilanova Artigas foi um dos grandes nomes da arquitetura brasileira. Nascido em junho de 1915, na cidade de Curitiba-PR. Apesar de paranaense, sua obra se concentra mesmo é na cidade de São Paulo, onde se formou arquiteto engenheiro pela Escola Politécnica da USP. Faleceu em São paulo em 1985.
É responsável por grandes obras, das quais podemos destacar o edifício da FAU-USP, o Estádio do Morumbi, além de muitos outros.
No começo de sua carreira profissional, foi influenciado por Frank Lloyd Wright . Seus projetos residenciais desse tempo mostraram características da arquitetura orgânica de Wright: espaço e continuidade, níveis diferentes dos assoalhos e telhados, janelas horizontais; isso pode facilmente ser reconhecido em algumas de suas casas desse período.. Depois, contudo, ele mesmo afirma ter encontrado seu próprio caminho, o qual apresenta fortes traços corbusianos, além de sua própria linguagem e forte ideologia.
Marcando justamente a transição entre as duas fases, a residência Bettega, construída em Curitiba em 1953, apresenta um discurso híbrido: as formas simples e o uso de pilotis fazem referência clara à Le Corbusier, enquanto que a preocupação com o uso de materiais locais remete ao organicismo de Wright. Encomendada por João Luíz Bettega, a casa recebeu muitas críticas da vizinhança, acostumada com os valores clássicos da capital paranaense.
como dito acima, a casa Vilanova Artigas marca o início de uma fase do arquiteto que irá se consolidar nas casas paulistanas. Nelas, o arquiteto materializa sua vivência de criança paranaense e a alia ao processo de modernização da segunda metade do século XX, criando, sobretudo, residências pensadas sob o ponto de vista da realidade brasileira da época.
http://educacao.uol.com.br/biografias/frank-lloyd-wright.jhtm