Os bens como objeto juridico
1) Introdução 2
2) Antecedentes Históricos 3
3) Diferenças entre bem x coisas 4
4) Patrimônio Jurídico 4
5) Classificação dos bens jurídicos 5
5.1)Dos bens considerados em si mesmo 6
5.1.1) Bens imóveis e móveis 6
5.1.2) Bens fungíveis e infungíveis 7
5.1.3) Bens consumíveis e inconsumíveis 8
5.1.4) Bens divisíveis e indivisíveis 9
5.1.5) Bens singulares e coletivos 9
5.2) Dos bens reciprocamente considerados 10
5.2.1) Classificação dos bens acessórios: 11
a)Os frutos 11
b) Os produtos 11
c) Os rendimentos 12
d) As pertenças 12
e) As benfeitorias 12
f) As partes integrantes 13
5.3) Dos bens públicos e particulares 13
5.4) Bem de família e fora do comércio 14
6) Considerações finais 15
7) Bibliografia 16
1) Introdução
Este trabalho visa complementar com pesquisas, leitura e compreensão do tema, o tempo que é limitado em sala de aula, diante de tantas matérias e pouco tempo para expor. Estamos diante de bens o tempo todo na nossa vida cotidiana, seja quando adquirimos um móvel para casa, compramos uma bicicleta, vamos ao mercado fazer as compras do mês ou quando realizamos nossos sonhos de consumo como uma casa ou um carro. E esse trabalho nos mostra o quanto o legislador esta preocupado com as relações interpessoais, cuidando para que nenhuma das partes (tanto a credora quanto a devedora) seja lesionada e aplicando a norma jurídica a cada caso.
Para a realização deste trabalho encontrei algumas dificuldades, originadas da limitação intelectual e jurídica de uma recém ingressante do curso de Direito. Mas no decorrer da pesquisa o tema foi ficando mais claro.
Quando pesquisei os antecedentes históricos, não conseguia encontrar nada especifico a bens nas doutrinas sugeridas, somente na de Carlos Roberto Gonçalves me deu um norte quando falou em direito romano, neste momento me lembrei das aulas do professor F. A. M. em História do Direito e do livro A cidade Antiga, e la encontrei o que procurava e foi transcrito nas minhas