OS BENEFÍCIOS DO PROCESSO DE LIOFILIZAÇÃO NA DESIDRATAÇÃO DE ALIMENTOS
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
Os Benefícios do processo de liofilização na desidratação de alimentos
CURSO: Engenharia Química Professor TIDIR: Rafael Amantéa
Andréa Luiza C. Barbosa, Bruno Vitor da Costa, Daniel Oliveira, Joice Chaves, Marcos Filipe S. Nogueira, Paulo Henrique, Vinicius Gomes.
Resumo
A liofilização é um processo de desidratação de produtos em condições específicas de temperatura e pressão. O objetivo deste trabalho é demonstrar a eficácia da desidratação de alimentos pelo método de liofilização e suas vantagens em relação aos demais processos, explicitando os fenômenos na extração da água do produto. Conclui-se que a desidratação pelo processo de liofilização preserva as propriedades organolépticas do produto e prolonga a vida útil do mesmo. Apesar de uma boa qualidade do produto final o inconveniente do processo é seu elevado custo com equipamentos e operação onde acarretará um alto custo de venda do produto final.
Palavras Chaves: Liofilização, desidratação, conservação, vácuo, máquina térmica.
1. Introdução
A secagem ou desidratação é o método mais antigo de preservação de alimentos. É um processo simples, que reduz as condições necessárias para o aparecimento de microrganismos que levam a deterioração dos alimentos e com isso pode-se aumentar o tempo de armazenamento dos produtos (LUANDA GIMENO MARQUES, 2008).
A secagem natural foi o primeiro processo de desidratação realizado pela humanidade. Com o objetivo de otimizar esse processo, foram desenvolvidas várias formas de desidratação como, por exemplo, a secagem por convecção, secagem por condução, secagem por radiação e secagem dielétrica. Apesar dos processos citados serem eficazes, podem causar alterações indesejáveis aos alimentos, como a perda das características organolépticas (ENIO CRUZ DA COSTA, 2007).
A liofilização consiste em um processo de desidratação de produtos sob-baixas