Os benefícios do feijão branco
Ele está entre os alimentos mais populares do cardápio brasileiro. O feijão nosso de todo dia é um alimento extremamente importante na nossa dieta, que nos faz muito bem. O feijão é uma leguminosa rica em potássio, fósforo, zinco, ferro, além das suas famosas proteínas sem gordura. Os feijões, de uma maneira geral, têm em torno de 20% de proteína, o que é uma grande quantidade!
Mas na família dos feijões, o Feijão branco, que quase sempre é consumido como salada ou com dobradinha, está na lista dos mais procurados por quem quer perder peso ou enfrenta uma dieta restritiva. O feijão se destaca da versão preta ou marrom pela maior quantidade de ferro e cálcio. Também rico em proteínas e em fibras e, com um baixo teor calórico, ele realmente não deixa dúvidas de merece ser mais consumido. Mas porque esse alimento ganhou fama tão repentina?
- Pesquisas recentes descobriram um composto presente no feijão branco que é um grande aliado no emagrecimento e na redução dos níveis de triglicerídeos do sangue.
Como o feijão branco age?
Esse composto presente no feijão branco é uma proteína de reserva chamada faseolamina. A faseolamina é capaz de reduzir de maneira significativa a ação da alfa-amilase, enzima responsável pela quebra e digestão dos carboidratos que ingerimos. Sem a ação desta enzima, o corpo é incapaz de absorver as moléculas inteiras do amido e assim são eliminados naturalmente, sem acumular calorias, açúcares e gorduras no corpo, pois os carboidratos, se não utilizados como fonte de energia, são acumulados como gordura localizada.
Tal processo, além de reduzir cerca de 20% da absorção de carboidratos, também reduz consideravelmente a absorção da glicose. O que em alguns casos pode significar uma eliminação de até 4% de peso em apenas 30 dias.
Consumo
Apesar do consumo do feijão cozido como salada ser o mais difundido é o seu consumo cru, em forma de farinha, que pode auxiliar no emagrecimento. Segundo alguns pesquisadores, a faseolamina