OS BENEFÍCIOS DA CONTABILIDADE RURAL PARA UMA EMPRESA
AGRICOLA DE PEQUENO PORTE: UM ESTUDO CASO
Adriane Dalmolin1
Antonio Cecílio Silvério2
RESUMO
A finalidade desse estudo foi buscar mais conhecimento na área da Contabilidade Rural, justo que é pouco explorado esse setor pela área contábil. Através de um estudo de caso, em uma propriedade localizada na cidade de Pato Branco – PR, se procurou fazer o levantamento da safra de soja de 2009/2010 e as despesas fixas, para se chegar no lucro da safra. Também se buscou fazer um levantamento inicial dos bens, direitos e das obrigações da propriedade e com esses dados, se levantou o balanço patrimonial inicial.
Foi realizada as operações pertinentes do período de outubro de 2009 a abril de 2010.
Originando o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do Exercício.
Posteriormente foi gerado os índices financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade, e os índices de custos, finalizando com a análise da situação econômica e financeira da propriedade rural em questão.
Palavras–chave: Contabilidade Rural. Propriedade de Pequeno Porte. Analise das
Demonstrações Contábeis. Índices Financeiros.
1. INTRODUÇÃO
As empresas da área rural estão em um ambiente de constantes mudanças. Por ser um setor que trabalha com adversidades, como o clima e o preço de venda de seus produtos que é definido pelo mercado. Adaptar-se a essa realidade é uma questão de sobrevivência. O que se busca na atual conjuntura é o desenvolvimento de controles e análises desse setor, para mantê-lo atualizado e com ferramentas que o deixem seguros para a tomada de decisão e principalmente preparado para eventuais mudanças.
Foi feita a análise da propriedade estudada e definida a real importância da contabilidade para esse setor, embora pouco explorada, a contabilidade rural apoiada por relatórios gerenciais é de suma importância para esse meio.
Com o êxodo rural as grandes quantidades de terras passaram a se concentrar nas