Os Bebes Precisam Mesmo de Mães?
CC11B
78950
Os Bebes Precisam Mesmo de Mães?
Ao nascermos nos deparamos com um mundo cheio de perigos, obstáculos, tragédias e horrores. Nossa vida começa e já precisamos de um braço acolhedor aonde encontramos paz, conforto, segurança. O valor mental e sentimental vindo de cada mãe para com seu filho é imensa e nos mostra que a importância dessa função vai muito mais além de simples cuidados alimentícios e outras obrigações maternais. Porém os estudos de Ana Freud e Shopie Dan com
6 crianças órfãs resgatadas de um campo de concentração e os estudos de Harry Harlow com macacos podem dar indícios que a relação mãe e filho pode ser criada de outras maneiras.
Um dos estudos sobre isso foi de Ana Freud e Shopie Dan. Nesse estudo foram observadas 6 crianças órfãs vindas de um campo de concentração depois da segunda guerra mundial. Freud e Dan perceberam que as crianças tinham sérios problemas como violência contra adultos, problemas para dormir, problemas para brincar com brinquedos que não fossem de pano e entre outras coisas, mostrando claramente que a falta de uma mãe causou danos a eles.
Porém também foi observado que todas as crianças tinha uma relação muito grande e afetiva com o grupo. Elas cuidavam e se preocupavam uma com as outras mostrando que elas faziam o papel de mãe entre si.
Outro estudo, feito por Harry Harlow, foi observado um grupo de macacos que foram tirados de suas mães ao nascer e colocados com dois bonecos, um de pano e outro de arame. Mais tarde em suas vidas eles foram colocados em um grupo com macacos que foram criados normalmente por suas mães. Mais uma vez fica evidente a falta que a mãe fez. Os macacos não conseguiam se relacionar com os outros, tinham dificuldades de entende-los e acabavam se isolando desse grupo. Porém em outro estudo feito pelo o próprio Harry Harlow, outros macacos foram retirados de suas mães e colocados com os bonecos de pano e arame. Porém esses tinham