OS ATOMOS
Neste trabalho vamos falar sobre uma unidade básica de matéria que consiste num núcleo central de carga elétrica positiva envolto por uma nuvem de eletrões de carga negativa, A que Denomina-se Por " Atomo " .
Os átomos são particulas minúsculas cujo diâmetro é de apenas algumas décimas de nanómetros e com pouca massa em relação ao seu volume. Sendo dessa forma apenas observavel com recurso a instrumentos apropriados, como o microscópio .
O termo átomo tem origem no grego (τέμνω atomos), formado a partir de (ἄτομος "não") e τέμνω (temnō "cortar") significativamente qualquer coisa que não pode ser cortada, algo Indivisivel .
No interior do atomo, centralizado, esta o seu Nucleo, que apesar de pequeno contem quase toda a massa do atomo, a sua volta os estão ligados os neutrões e protões por uma força eletromagnética .
Desenvolvimento
O átomo é a menor partícula capaz de identificar um elemento químico e participar de uma reação química.
O estudo do átomo se iniciou na Grécia antiga com o filósofo Leucipo e seu discípulo Demócrito: para eles, o átomo era o menor componente de toda a matéria existente. Sendo, então, impossível dividí-lo em partes menores.
Ao desenrolar da história, diversos cientistas e estudiosos tentaram definir o átomo quanto a sua forma, dando origem a diversas teorias sobre sua constituição física. Surgiram, então, os modelos atômicos.
Modelos Atômicos
Modelo de Dalton (bola de bilhar) - 1803
Para John Dalton, a teoria de Leucipo e Demócrito era bastante coerente. Segundo este modelo, os átomos eram as menores partículas possíveis, assumiam formas esféricas e possuíam massa semelhante caso fossem correspondentes ao mesmo elemento químico.
Modelo de Thomson (pudim de passas) – 1897
Através da descoberta do elétron (partícula constituinte do átomo com carga elétrica negativa), o modelo de ×Dalton ficou defasado. Assim, com os estudos de ×Thomson, um novo modelo foi idealizado.
De