Os aspectos éticos e morais relacionados as finanças corporativas
INTRODUÇÃO
O planejamento financeiro é uma ferramenta que favorece para traçar objetivos, estratégias, planos, controlar recursos, estabelecer metas para gastos e vendas, com a finalidade de avaliar os resultados financeiros, dar suporte nas tomadas de decisões, visando diminuir a possibilidade de errar evitando assim uma perda financeira no negócio. Se não existir projeto e planejamento estratégico, o investimento pode se tornar em um grande prejuízo.
As ferramentas mais importantes do planejamento são: informação e pesquisa de mercado. Planejar o futuro da empresa com foco na informação é o meio de subir o primeiro degrau do sucesso da empresa.
Após estudo de todas as informações apresentadas no planejamento, partiremos para o plano de ação, plano esse que busca reunir todas as informações para agir em busca do desempenho melhor para empresa. Plano de ação é uma ferramenta usada para orientar o desempenho da empresa e ajudar o administrador a ir em busca de resultados excelentes para o crescimento e desenvolvimento da empresa.
3
2. AS PRÁTICAS LÍCITAS E ILÍCITAS DOS TRIBUTOS
Elisão fiscal - É uma forma legal em que o contribuinte faz um planejamento fiscal através de estudo do negócio que será realizado, com o propósito de reduzir a carga fiscal e tributária dentro dos limites permitidos por lei. Na elisão fiscal o contribuinte tem o objetivo de adquirir uma menor carga fiscal.
Sonegação - É também conhecida como evasão fiscal e consiste em ações fraudulentas do contribuinte por meio não legal, afim de não pagar o tributo devido. Os grandes prejuízos nos negócios e o impacto na carga tributária brasileira são causados pela sonegação de impostos.
1. PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E SUA IMPORTÂNCIA
A importância do planejamento tributário é a diminuição dos encargos de tributação, pois se trata de uma reunião de dispositivos legais com a finalidade de reduzir a carga