Os artr podes
Os artrópodes constituem o maior grupo animal, compreendendo cerca de três quartos de todas as espécies conhecidas. Existem aproximadamente cerca de 1.000.000, porém acredita-se que haja uma quantidade imensa de espécies ainda não conhecidas. No filo artrópode estão incluídas as aranhas, escorpiões, ácaros, centopeias, crustáceos, insetos, entre outros.
Características dos artrópodes
Os artrópodes são animais de simetria bilateral, segmentados, protostômios, triblásticos e celomados. Eles apresentam extremidades articuladas e um exoesqueleto resistente de quitina.
As extremidades articuladas formam eficientes sistemas de alavancas e estão adaptadas as mais de diferentes funções, como salto, corrida, escavação, natação, preensão, trituração de alimentos, inoculação de veneno e cópula.
O exoesqueleto, de peças resistentes, impermeáveis e articuladas que ajuda na mobilidade.
Os Insetos
Os insetos são animais invertebrados e fazem parte da classe insecta. Sugiram há milhões de anos. Cientistas afirmam que os primeiros surgiram há cerca de 500 milhões de anos. Atualmente, existem milhares de espécies e, entre elas, podemos destacar: borboletas, moscas, traças, abelhas, vespas, besouros, formigas e muitas outras. Independente de sua classificação, o corpo de todos eles divide-se em três partes: cabeça, tórax e abdome.
Crustáceos
Existem quase 70 mil espécies no grupo dos crustáceos, nos ambientes marinhos e de água doce e algumas que vivem em terra úmida. A maioria dos crustáceos habita no mar, mas há algumas espécies de caranguejos que são capazes de viver também no ambiente terrestre. O bicho-de-conta (também conhecido como tatuzinho), encontrado facilmente nos jardins domésticos, também faz parte desta classe. Quase todos os seres desta espécie nascem de ovos, sendo que maioria deles atravessa uma fase intermediária pelo qual se mostram muito diferentes dos animais em que se transforma quando adultos. Ao chegarem à fase adulta, cobrem-se com uma