Os anunciantes, os Meios e os Fornecedores
Anunciantes Em geral, os médios e grandes anunciantes utilizam os serviços de uma agência de comunicação para divulgar seus produtos, marcas e serviços utilizando midia tradicional como televisão, jornal e revista. Os tipos de anunciantes classificam-se como: - de bens de consumo (fabricantes de bebidas, alimentos, automóveis), - de serviços (instituições financeiras, bancos), - de bens industriais (Cibié), - intermediários (Pão de Açúcar, Kalunga, O Boticário), - de entretenimento (teatro, cinema, rádio), - associações (de empresas, clubes, cooperativas, shopping centers), - governo (municipal, estadual, federal).
Meios de Comunicação
Já os Meios de Comunicação (rádio, jornal, TV), transmitem a mensagem para o consumidor final, chamados de mídia impressa e mídia eletrônica, classificados em: visuais, auditivos, audiovisuais e funcionais.
1. Meios visuais: para serem lidos ou vistos
Exemplo: (jornais, revistas, outdoor, cartazes, luminosos, folhetos, folders, mala direta, display, vitrines, exposições).
2. Meios Auditivos: para serem ouvidos. Exemplo: (emissoras de rádio, alto-falantes).
3. Meios Audiovisuais: para serem lidos, ouvidos e visitos. Exemplo: (televisão, cinema, multimídia, inetrnet). 4. Meios funcionais: paea desempenhar determinada função. Exemplo: (brindes, amostras).
Fornecedores Quem assiste a um comercial de TV não imagina quantas pessoas e empresas estão envolvidas na realização de um filme de apenas 30 segundos. Os mais conhecidos são os criativos da agência, mas com eles está uma série de fornecedores de serviços: as gráficas, os birôs, os fotógrafos, as agências de modelos, as produtoras de áudio e vídeo, os institutos de pesquisa, as montadoras de estandes, os fornecedores de brindes e muitos outros. Fornecedores Gráficos: - Antigamente os fornecedores gráficos ofereciam basicamente três serviços: a composição do texto, os fotolitos e a