os animais mais estranhos do planeta
O Axolotl Mexicano (Ambystoma mexicanum) é uma salamandra que tem a característica rara de manter suas características larvais ao longo de sua vida adulta. Esta condição, chamada neotenia, significa que ele mantém a sua barbatana dorsal de girinos, que corre quase o comprimento de seu corpo, e suas brânquias externas de penas, que se projetam a partir da parte de trás de sua cabeça grande.
Encontrado exclusivamente no complexo do lago Xochimilco (pronuncia-se SO-chee-MILL-koh), perto de Cidade do México, Axolotls diferem da maioria dos outros salamandras em que vivem permanentemente na água. Em casos extremamente raros, um axolotl adulto sai da água, mas, em geral, eles se contentam em ficar no fundo de lagos e canais de Xochimilco.
O Axolotl pode ser muito grande, chegando até 30 centímetros de comprimento, embora o tamanho médio está mais perto de metade disso. Eles são normalmente, preto ou marrom com manchas, mas albinos e brancos variações são um pouco comum, particularmente entre espécimes em cativeiro.
Axolotls vivem muito, sobrevivendo até 15 anos em uma dieta de moluscos, vermes, larvas de insetos, crustáceos e alguns peixes. Acostumado a ser um predador de topo em seu habitat, esta espécie começou a sofrer com a introdução de peixes de grande porte em seu habitat. Ameaças naturais incluem aves de rapina, como garças.
Populações estão em declínio como as demandas da vizinha Cidade do México levaram à drenagem e contaminação de grande parte das águas do complexo Xochimilco Lake. Eles também são populares no comércio do aquário, e axolotl assado é considerado uma iguaria no México, reduzindo ainda mais os seus números. Eles são considerados uma espécie criticamente em perigo de extinção.
Tipo: Anfíbio
Dieta: Carnivore
Vida média na natureza: 10 a 15 anos
Tamanho: Média de 15 cm podendo chegar a 30 cm
Peso: 60-227 g
O status de proteção: Ameaçadas
Você sabia?
Porque eles têm a capacidade de regenerar