Os animais estão sujeitos a possuírem direito
RESUMO: o presente trabalho irá descrever uma breve introdução dos direitos humanos e expor como assunto principal a extensão desses direitos aos seres não humanos, mais especificamente aos animais.
Palavras-chave: Animais. Direitos Humanos. Meio Ambiente.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho pretendeu abordar assuntos relacionados ao direito dos animais e a forma que ele foi introduzido na sociedade.
Portanto, foi necessário partir da explicação dos direitos humanos, para posteriormente relatar a continuação desses direitos para os seres não humanos, no caso aos animais.
O primeiro capítulo fez referência aos direitos humanos, relatando desde o seu conceito, passando pela explicação de quais são estes direitos e por fim, citando a declaração universal dos direitos humanos.
No segundo capítulo, foi feito referências aos termos antropocentrismo e ecocentrismo, como forma de justificar a visão do homem em relação aos demais seres que compõe a natureza.
No terceiro capítulo, abordaram-se as influências trazidas pela Bíblia como forma de justificar também o comportamento do homem em relação aos animais.
O quinto e último capítulo, tratou do tema principal deste trabalho, que foi os direitos dos animais. Para tanto, foi feita referências pertinentes ao meio ambiente, a evolução dos direitos dos animais na sociedade, da forma que a legislação brasileira prevê os direitos dos animais e por fim, foi citada a Declaração Universal dos Direitos dos Animais.
2 DIREITOS HUMANOS
2.1 O que são?
Direitos Humanos são os direitos que o ser humano adquire quando nasce, ou seja, são direitos inerentes ao ser humano.
O site ADOLEC classifica direitos humanos como “direitos fundamentais da pessoa humana. Esses direitos são considerados fundamentais porque, sem eles, a pessoa não é capaz de se desenvolver e de participar plenamente da vida.” (Disponível em