Os amigos podem lhe enviar uma vida extra!
EMI – Ensino Médio Integrado
2° Ano de ST
Equipe: Carlos Eduardo N°11 Emanoela Lima N°16 Herbert Costa N°25 Raysa Pâmela N°40 Roberto Nonato N°41 Sumário
-Siderúrgica
-Processo Produtivo
-Caldeiras
-Acidentes Típicos
-EPI’s
-Máquinas, Equipamentos e seus EPC’s
Siderúrgica
A Indústria siderúrgica é o ramo da metalurgia que se dedica à fabricação e tratamento de aços e ferros fundidos. Antes de qualquer coisa, porém, é de suma importância definir o que é a metalurgia. A metalurgia é o conjunto de técnicas que o homem desenvolveu com o decorrer do tempo que lhe permitiu extrair e manipular metais e gerar ligas metálicas. A indústria siderúrgica é um local onde o aço e ferro são criados a partir de aquecimento minério de ferro bruto e outros materiais em um caldeirão enorme. Estas empresas usam grandes caldeirões elétricos para aquecer o minério de ferro.
Grandes Siderúrgicas brasileiras
CSN - em Volta Redonda /RJ
Usiminas - em Ipatinga /MG
USIMINAS em Catubão /SP - antiga COSIPA
Usiba em Salvador/BA
Açonorte em Recife/PE Processo Produtivo
1. Preparação da carga ou sinterização: grande parte do minério de ferro (finos) é aglomerada utilizando-se cal e finos de coque. O produto resultante é chamado de sinter.
2. Redução: essas matérias-primas, agora preparadas, são carregadas no alto forno. O ar pré-aquecido a uma temperatura de 1000°C é soprado pela parte de baixo do alto forno. O coque, em contato com o oxigênio, produz calor que funde a carga metálica e dá início ao processo de redução do minério de ferro, transformando-o em um metal líquido: o