Os Alquimistas
As noções que possuímos hoje vieram de nossas tentativas em descobrir do que o mundo é feito. E essas tentativas começaram muito antes do que imaginamos, e a Ciência serviu como ferramenta para a compreensão desta realidade.
Os primeiros a investigar do que o mundo é feito, foram os chamados Alquimistas. Esses consideravam que o mundo era a combinação de quatro elementos (terra,fogo,ar e água). Mas, eles foram apenas os primeiros. Até chegar na atualidade em que vivemos muitas experiências e diversos imprevistos, resultados positivos, negativos e inusitados foram obtidos. A procura por novos ares existentes foi um dos principais pontos de discussão e experimentos por muito tempo. Hoje cientistas que estudam os gases são os chamados químicos Pneumaticistas.
Com a sucessão de experimentos, muitas vezes, buscando soluções para determinadas coisas, acabavam encontrando algo totalmente inusitado , como no caso de Willian Perkin, que descobriu a cor malva, na tentativa de encontrar uma cura para a malária.
Pode-se notar também que sempre existiu o fato de quem tem poder econômico e social ser mais reconhecido pela sociedade, como aconteceu com Joseph Priestley, que com seus experimentos descobriu um gás, que hoje conhecemos como oxigênio .Entretanto, Lavoisier era conhecido e tinha alto poder dentro da sociedade, repetiu o experimento de Priestley e denominou o gás como oxigênio. E é obvio que quem ficou conhecido foi Lavoisier e não Priestley, que era um simples trabalhador e ‘pesquisador’. Nota-se também que as experiências realizadas eram sucessões. Um cientista com base em uma teoria, tentava criar novas experiências em cima desta, e por sua vez , criar uma nova teoria.
São vários os